quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Matéria-prima
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-14282002000100006&script=sci_arttext&tlng=es
Gabriel Gyo
Desenvolvimento
O petróleo que, na maioria das vezes, é usado para fazer plástico e, consequentemente, as sacolas plásticas afetam o meio ambiente, pois para a extração do pertróleo, é preciso máquinas que liberam gás carbônico no ar, fazendo com quem muitos impactos ambientais sejam formados ou aumentados. Também é preciso que tubos sejam intalados no subsolo para que se possa extrair o petróleo, e com isso pode ser ter o desmatamento da area onde o tubo foi colocado e problemas como ocorrue no Caribe, onde um desses tubos querbrou e todo o petróleo que estava sendo estraido foi para o mar, prejudicando muito a vida marinha daquele local.
Existem alguns processos para se produzir o plástico filme, matéria-prima do saco plástico. Esses métodos muitas vezes são nocivos à natureza e ao meio ambiente, resultando em conseqüências ruins para o mundo e, consequentemente, para nós. Os processos de reciclagem que originam o plástico filme são a reciclagem química e a reciclagem mecânica (essa última mais usada no Brasil).
A reciclagem química consiste na transformação de um produto em uma matéria-prima petroquímica, isto é, um produto de uso comum se torna outro (petróleo, gasolina, etc) usado na indústria petroquímica. Muitos estudos apontam o quanto esses combustíveis são prejudiciais ao meio ambiente, mas como dão lucro para os produtores, estes não tomam nenhuma providência a respeito.
A reciclagem mecânica é o processo principal utilizado no Brasil. Ela tem fases: a moagem, aglomeração e granulação do material plástico. Os transforma em pequenos pedaços e torna fácil a modelagem desse produto obtido. Esse método é menos agressivo à natureza, mas de qualquer modo influencia em alguns impactos ambientais.
A utilização dos sacos plásticos ainda é muita na nossa sociedade. Com isso, o descarte deles também é grande. A sacola plástica demora pelo menos 300 anos para se decompor no meio ambiente o que torna muito poluidor e afeta o ecossistema.
