Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Impactos Ambientais Pela Produção e Descarte dos Sacos Plásticos

Existem alguns processos para se produzir o plástico filme, matéria-prima do saco plástico. Esses métodos muitas vezes são nocivos à natureza e ao meio ambiente, resultando em conseqüências ruins para o mundo e, consequentemente, para nós. Os processos de reciclagem que originam o plástico filme são a reciclagem química e a reciclagem mecânica (a mais usada no Brasil).

A reciclagem química consiste na transformação de um produto em uma matéria-prima petroquímica, isto é, um produto de uso comum se torna outro produto (petróleo, gasolina, etc) usado na indústria petroquímica. Muitos estudos apontam o quanto esses combustíveis são prejudiciais ao meio ambiente, mas como dão lucro para os produtores, não tomam nenhuma providência a respeito.

A reciclagem mecânica transforma os produtos plásticos em pequenos pedaços e torna fácil a modelagem desse produto obtido. Esse método é menos agressivo à natureza, mas de qualquer modo influencia em alguns impactos ambientais.

A utilização dos sacos plásticos ainda é muita na nossa sociedade. Com isso, o descarte deles também é grande. A sacola plástica demora pelo menos 300 anos para se decompor no meio ambiente o que torna muito poluidor e afeta o ecossistema.

FONTES DE PESQUISA: www.portalbmk.org.br/publicacoes/arquivos/1123504293.doc;

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-14281999000400032&script=sci_arttext&tlng=in


Alice Duarte

Processos de produção da matéria-prima dos sacos plásticos

Praticamente 100% dos produtos reciclados tem a finalidade de atender à demanda requerida por empresas produtoras de sacos plásticos. Há dois principais processos: a reciclagem do material comprado, gerando o grão reciclado como matéria-prima para a produção do saco plástico, e a utilização desse grão produzido e sua transformação nos sacos.

A produção pode ocorrer a partir de material virgem ou de material reciclado. Um dos tipos de reciclagem mais utilizado é a mecânica, na qual os resíduos plásticos são transformados em grãos, que servem de matéria prima para novos produtos. Esses grãos são obtidos através de processos físicos.

Este tipo de reciclagem é o mais utilizado no Brasil, segundo informações obtidas no site da Plastivida, por custar menos e permitir que a qualidade do produto na dependência direta da qualidade do material que será reciclado seja mantida.

Fonte: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR650481_0197.pdf

Victor Castro

Gente, acabei de ver no Blog do Luis Nassif* alguns argumentos contra a proibição das sacolas plásticas! Eu acho que a gente deve pensar em todas essas possibilidades, vantagens e desvantagens, dessa intervenção do governo. O que vocês acham?
*http://www.advivo.com.br/categoria/blogs/meio-ambiente

Alice Duarte
NECESSARÍSSIMO: Carol foi ao supermercado e comprou apenas uma Veja. Quando foi colocar o produto na sacolinha pensou bem e o colocou na mochila, afinal é apenas uma Veja! Hahahaha será que com esse artigo conseguimos fazer isso com mais pessoas?
Alice Duarte
CURIOSIDADE: no Rio de Janeiro, em alguns supermercados, a não utilização de sacolas plásticas é recompensada em dinheiro para os consumidores! Nestes lugares, a cada cinco itens comprados, R$ 0,03 seriam descontados no preço da compra. Esse pode ser um jeito de diminuir o uso dos sacos plásticos.

Alice Duarte

''No caso específico das sacolas de supermercado, por exemplo, a matéria-prima é o plástico filme, produzido a partir de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD). No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme, que já representa 9,7% de todo o lixo do país. Abandonados em vazadouros, esses sacos plásticos impedem a - retapassagem da águardando a decomposição dos materiais biodegradáveis - e dificultam a compactação dos detritos.''

Gabriela Santili

Quase 100% dos produtos reciclados têm a finalidade de atender à demanda requerida por empresas que produzem sacos plásticos.

A produção pode ser a partir de material virgem ou material reciclado

Há dois principais macros processos: A reciclagem do material comprado , gerando o grão reciclado como matéria prima para a produção do saco plástico, e a utilização desse grão produzido e sua transformação em caso plástico.

Um dos tipos de reciclagem mais usado e a mecânica, na qual os resíduos plásticos são transformados em grão, que servem de matéria prima para novos produtos . Esses grãos são obtidos através de processos físicos.

A reciclagem mecânica é a mais utilizada no Brasil segundo informações obtidas no site da Plastiva por ser a mais barata e permitir manter-se qualidade do produto na dependência direta da qualidade do material que será reciclado.

Fonte : HTTP://www.abrepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR650481_0197


Carolina Isper

A reciclagem de um produto não pode ser considerada a última etapa de sua utilização, pois, dependendo do tipo e do processo de reciclagem, este pode prejudicar o meio ambiente, gerando mais problemas.

Os sacos plásticos fornecidos nos supermercados e lojas pertencem ao grupo dos PEBDS’S (poliedros de baixa densidade). Há 3 maneiras de reciclá-los: reciclagem mecânica, química e energética.

Um exemplo delas que interfere diretamente no meio ambiente é a Reciclagem energética, na qual o plástico é queimado e altos níveis de calor, causando a emissão de CO2 e gases tóxicos no ar, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.

A reciclagem química é a mais trabalhosa e consiste na transformação do produto em composto ou em substâncias químicas, que voltam a ser transformadas em matérias primas petroquímicas, voltando a sua forma original.

O Brasil utiliza a reciclagem mecânica como principal forma de reciclagem. Seu processo principal também é trabalhoso: O plástico tem de ser separado e selecionado, submetidos a processos físicos e reduzidos em pequenos pedaços.

Nesse ultimo processo, há necessidade de seleção cuidadosa do material afim de evitar qualquer tipo de contaminação. Porém, o método se torna vantajoso pela facilidade de obtenção do matéria e pelo baixo custo.

Fonte : www.institutodopvc.org/reciclagem

Gabriela Santili e Victor Casto