segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Considerações finais
Abstract
Plastic bags, environment impacts, alternatives or replacement.
Resumo
Sacolas plásticas, problemas ambientais, alternativas ou substituição.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Processos de produção
Pode-se acrescentar aditivos ao material.
Outra maniera é a extrusão, na qual o material é submetido a altos níveis de calor e pressão, se fundindo e adquirindo a forma desejada.
O modo mais usado é a moldagem, por ser simples e por seu produto final apresentar ótima qualidade. O material é submetido a uma pressão, podendo esta variar em relação à intensidade, gerando dois tipos de técnicas: moldagem de baixa pressão e moldagem de alta pressão, a primeira sendo mais usada para a obtenção de polímeros de espuma, e a segunda para peças mais complexas.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Matéria-prima
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-14282002000100006&script=sci_arttext&tlng=es
Gabriel Gyo
Desenvolvimento
O petróleo que, na maioria das vezes, é usado para fazer plástico e, consequentemente, as sacolas plásticas afetam o meio ambiente, pois para a extração do pertróleo, é preciso máquinas que liberam gás carbônico no ar, fazendo com quem muitos impactos ambientais sejam formados ou aumentados. Também é preciso que tubos sejam intalados no subsolo para que se possa extrair o petróleo, e com isso pode ser ter o desmatamento da area onde o tubo foi colocado e problemas como ocorrue no Caribe, onde um desses tubos querbrou e todo o petróleo que estava sendo estraido foi para o mar, prejudicando muito a vida marinha daquele local.
Existem alguns processos para se produzir o plástico filme, matéria-prima do saco plástico. Esses métodos muitas vezes são nocivos à natureza e ao meio ambiente, resultando em conseqüências ruins para o mundo e, consequentemente, para nós. Os processos de reciclagem que originam o plástico filme são a reciclagem química e a reciclagem mecânica (essa última mais usada no Brasil).
A reciclagem química consiste na transformação de um produto em uma matéria-prima petroquímica, isto é, um produto de uso comum se torna outro (petróleo, gasolina, etc) usado na indústria petroquímica. Muitos estudos apontam o quanto esses combustíveis são prejudiciais ao meio ambiente, mas como dão lucro para os produtores, estes não tomam nenhuma providência a respeito.
A reciclagem mecânica é o processo principal utilizado no Brasil. Ela tem fases: a moagem, aglomeração e granulação do material plástico. Os transforma em pequenos pedaços e torna fácil a modelagem desse produto obtido. Esse método é menos agressivo à natureza, mas de qualquer modo influencia em alguns impactos ambientais.
A utilização dos sacos plásticos ainda é muita na nossa sociedade. Com isso, o descarte deles também é grande. A sacola plástica demora pelo menos 300 anos para se decompor no meio ambiente o que torna muito poluidor e afeta o ecossistema.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Impactos Ambientais Pela Produção e Descarte dos Sacos Plásticos
Existem alguns processos para se produzir o plástico filme, matéria-prima do saco plástico. Esses métodos muitas vezes são nocivos à natureza e ao meio ambiente, resultando em conseqüências ruins para o mundo e, consequentemente, para nós. Os processos de reciclagem que originam o plástico filme são a reciclagem química e a reciclagem mecânica (a mais usada no Brasil).
A reciclagem química consiste na transformação de um produto em uma matéria-prima petroquímica, isto é, um produto de uso comum se torna outro produto (petróleo, gasolina, etc) usado na indústria petroquímica. Muitos estudos apontam o quanto esses combustíveis são prejudiciais ao meio ambiente, mas como dão lucro para os produtores, não tomam nenhuma providência a respeito.
A reciclagem mecânica transforma os produtos plásticos em pequenos pedaços e torna fácil a modelagem desse produto obtido. Esse método é menos agressivo à natureza, mas de qualquer modo influencia em alguns impactos ambientais.
A utilização dos sacos plásticos ainda é muita na nossa sociedade. Com isso, o descarte deles também é grande. A sacola plástica demora pelo menos 300 anos para se decompor no meio ambiente o que torna muito poluidor e afeta o ecossistema.
FONTES DE PESQUISA: www.portalbmk.org.br/publicacoes/arquivos/1123504293.doc;
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-14281999000400032&script=sci_arttext&tlng=in
Processos de produção da matéria-prima dos sacos plásticos
Praticamente 100% dos produtos reciclados tem a finalidade de atender à demanda requerida por empresas produtoras de sacos plásticos. Há dois principais processos: a reciclagem do material comprado, gerando o grão reciclado como matéria-prima para a produção do saco plástico, e a utilização desse grão produzido e sua transformação nos sacos.
A produção pode ocorrer a partir de material virgem ou de material reciclado. Um dos tipos de reciclagem mais utilizado é a mecânica, na qual os resíduos plásticos são transformados em grãos, que servem de matéria prima para novos produtos. Esses grãos são obtidos através de processos físicos.
Este tipo de reciclagem é o mais utilizado no Brasil, segundo informações obtidas no site da Plastivida, por custar menos e permitir que a qualidade do produto na dependência direta da qualidade do material que será reciclado seja mantida.
Fonte: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR650481_0197.pdf
Victor Castro
*http://www.advivo.com.br/categoria/blogs/meio-ambiente
Alice Duarte
Alice Duarte
Quase 100% dos produtos reciclados têm a finalidade de atender à demanda requerida por empresas que produzem sacos plásticos.
A produção pode ser a partir de material virgem ou material reciclado
Há dois principais macros processos: A reciclagem do material comprado , gerando o grão reciclado como matéria prima para a produção do saco plástico, e a utilização desse grão produzido e sua transformação em caso plástico.
Um dos tipos de reciclagem mais usado e a mecânica, na qual os resíduos plásticos são transformados em grão, que servem de matéria prima para novos produtos . Esses grãos são obtidos através de processos físicos.
A reciclagem mecânica é a mais utilizada no Brasil segundo informações obtidas no site da Plastiva por ser a mais barata e permitir manter-se qualidade do produto na dependência direta da qualidade do material que será reciclado.
Fonte : HTTP://www.abrepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR650481_0197
Carolina Isper
A reciclagem de um produto não pode ser considerada a última etapa de sua utilização, pois, dependendo do tipo e do processo de reciclagem, este pode prejudicar o meio ambiente, gerando mais problemas.
Os sacos plásticos fornecidos nos supermercados e lojas pertencem ao grupo dos PEBDS’S (poliedros de baixa densidade). Há 3 maneiras de reciclá-los: reciclagem mecânica, química e energética.
Um exemplo delas que interfere diretamente no meio ambiente é a Reciclagem energética, na qual o plástico é queimado e altos níveis de calor, causando a emissão de CO2 e gases tóxicos no ar, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.
A reciclagem química é a mais trabalhosa e consiste na transformação do produto em composto ou em substâncias químicas, que voltam a ser transformadas em matérias primas petroquímicas, voltando a sua forma original.
O Brasil utiliza a reciclagem mecânica como principal forma de reciclagem. Seu processo principal também é trabalhoso: O plástico tem de ser separado e selecionado, submetidos a processos físicos e reduzidos em pequenos pedaços.
Nesse ultimo processo, há necessidade de seleção cuidadosa do material afim de evitar qualquer tipo de contaminação. Porém, o método se torna vantajoso pela facilidade de obtenção do matéria e pelo baixo custo.
Fonte : www.institutodopvc.org/reciclagem
Gabriela Santili e Victor Casto
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
- Algumas pessoas achama que obviamente tem de se abolir as sacolas plásticas dos supermercados, mas há também pessoas que defendem o contrário.
- As sacolas plásticas demoram pelo menos 300 anos para se decompor.
- No mundo 500 bilhões de sacos plásticos são produzidos por ano, isso equivale a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto, é absurdo. No Brasil 66 sacolas por pessoa ao mês.
- O descarte de sacolas plásticas no país é de 210 mil toneladas de plástico filme ou 10% de todo o detrito.
- Em São Francisco, os sacos plásticos foram abolidas do mercado. Essa experiência também refletiu no Brasil. No Rio de Janeiro, o mesmo aconteceu.
- A principal substituição possível no Brasil até agora são as sacolas oxibrodegradáveis, que se decompõem mais rapidamente, seu prazo de degradação é 100 vezes menor.
- Em São Paulo, a Assembleia Legislativa chegou na possibilidade de serem obrigatórias as sacolas oxibiodegradáveis, um projeto do deputado Sebastião Almeida.
- O governo, em alguns estados brasileiros, está começando a se preocupar e a intervir nos estados. Alguns projetos apresentados estão sendo avaliados.
- Algumas pessoas acham que se ocorresse a abolição dos sacos plásticos no mercado, todo plástico sairia junto. Isso é uma forma de pensar exageradamente, pois os sacos plásticos, se proibidos, amenizariam os impactos ambientais e não os solucionaria repentinamente.
Pensar na possibilidade de, no desenvolvimento, entrevistar o meu padrasto, que mora no Rio de Janeiro, para ver o que ele achou da proibição desse material, como reagiram seus conhecidos, o que as pessoas acharam, entre outras coisas.
MÔNICA,
Aqui estão os links dos blogs que te falei. Eles podem te interessar, mas acho que nesse projeto não ajudarão muito:
http://blogdosakamoto.uol.com.br/ - Blog do Sakamoto
http://mariafro.com.br/wordpress/ - Blog Maria Fro (esse que eu disse que tem dicas para professores e tudo mais)
Beijos
Plástico
Reciclagem
Diferentes maneiras de reciclagem do plástico.
Tipo de plástico : PEBD ( Poliedro de baixa densidade)
· Reciclagem energética: Consiste em queimar o plástico em niveis altos de calor.-> consequentemente emitindo Co2
· Reciclagem Química : O plastico sofre reações quimicas . Alterando o tipo de plastico. * pode ser utilizados em industrias na produçao de objetos e etc.
· Reciclagem Mecânica: Consiste em subemeter o produto a processos fisicos o transforamando em grânulos ( pedacinhos ) . * podem ser reutilizados.
Gabriela Santili N° 13
