Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Quase 100% dos produtos reciclados têm a finalidade de atender à demanda requerida por empresas que produzem sacos plásticos.

A produção pode ser a partir de material virgem ou material reciclado

Há dois principais macros processos: A reciclagem do material comprado , gerando o grão reciclado como matéria prima para a produção do saco plástico, e a utilização desse grão produzido e sua transformação em caso plástico.

Um dos tipos de reciclagem mais usado e a mecânica, na qual os resíduos plásticos são transformados em grão, que servem de matéria prima para novos produtos . Esses grãos são obtidos através de processos físicos.

A reciclagem mecânica é a mais utilizada no Brasil segundo informações obtidas no site da Plastiva por ser a mais barata e permitir manter-se qualidade do produto na dependência direta da qualidade do material que será reciclado.

Fonte : HTTP://www.abrepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR650481_0197


Carolina Isper

A reciclagem de um produto não pode ser considerada a última etapa de sua utilização, pois, dependendo do tipo e do processo de reciclagem, este pode prejudicar o meio ambiente, gerando mais problemas.

Os sacos plásticos fornecidos nos supermercados e lojas pertencem ao grupo dos PEBDS’S (poliedros de baixa densidade). Há 3 maneiras de reciclá-los: reciclagem mecânica, química e energética.

Um exemplo delas que interfere diretamente no meio ambiente é a Reciclagem energética, na qual o plástico é queimado e altos níveis de calor, causando a emissão de CO2 e gases tóxicos no ar, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.

A reciclagem química é a mais trabalhosa e consiste na transformação do produto em composto ou em substâncias químicas, que voltam a ser transformadas em matérias primas petroquímicas, voltando a sua forma original.

O Brasil utiliza a reciclagem mecânica como principal forma de reciclagem. Seu processo principal também é trabalhoso: O plástico tem de ser separado e selecionado, submetidos a processos físicos e reduzidos em pequenos pedaços.

Nesse ultimo processo, há necessidade de seleção cuidadosa do material afim de evitar qualquer tipo de contaminação. Porém, o método se torna vantajoso pela facilidade de obtenção do matéria e pelo baixo custo.

Fonte : www.institutodopvc.org/reciclagem

Gabriela Santili e Victor Casto

Nenhum comentário:

Postar um comentário