Existem alguns processos para se produzir o plástico filme, matéria-prima do saco plástico. Esses métodos muitas vezes são nocivos à natureza e ao meio ambiente, resultando em conseqüências ruins para o mundo e, consequentemente, para nós. Os processos de reciclagem que originam o plástico filme são a reciclagem química e a reciclagem mecânica (a mais usada no Brasil).
A reciclagem química consiste na transformação de um produto em uma matéria-prima petroquímica, isto é, um produto de uso comum se torna outro produto (petróleo, gasolina, etc) usado na indústria petroquímica. Muitos estudos apontam o quanto esses combustíveis são prejudiciais ao meio ambiente, mas como dão lucro para os produtores, não tomam nenhuma providência a respeito.
A reciclagem mecânica transforma os produtos plásticos em pequenos pedaços e torna fácil a modelagem desse produto obtido. Esse método é menos agressivo à natureza, mas de qualquer modo influencia em alguns impactos ambientais.
A utilização dos sacos plásticos ainda é muita na nossa sociedade. Com isso, o descarte deles também é grande. A sacola plástica demora pelo menos 300 anos para se decompor no meio ambiente o que torna muito poluidor e afeta o ecossistema.
FONTES DE PESQUISA: www.portalbmk.org.br/publicacoes/arquivos/1123504293.doc;
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-14281999000400032&script=sci_arttext&tlng=in

Nenhum comentário:
Postar um comentário